SIDDARTA GAUTAMA E A FUNDAÇÃO DO BUDISMO
Budismo – como começou
O budismo é uma religião, ou filosofia de vida que se inicia através dos ensinamentos de Siddarta Gautama, ou Buda (em sânscrito significa “o iluminado, o despertado”, que nasceu por volta de 530 a.C. Filho do rei Suddohodana e da rainha Maha Maya, Siddarta cresceu na fronteira entre a Índia e o Nepal.
Suddohana desejava que seu filho se tornasse um grande rei, e por isso buscou protegê-lo de toda miséria e sofrimento humano. Sendo assim, arranjou-lhe um casamento com sua prima Yasodhara, com quem o jovem Sidharta teve um filho.Entretanto, a vida daquele que se tornaria o chefe do clã do Shakya tomou um novo rumo quando este, em uma certa tarde, deixou os limites de seu palácio para conhecer a vida das pessoas comuns do povo, um mundom para ele totalmente desconhecido.
Neste momento, ocorreram 3 encontros marcantes para a vida do jovem Gautama, que o fizeram transformar toda a sua concepção de vida e de mundo. Primeiro, o jovem, príncipe teria visto ancião, um homem doente que gemia com fortes dores e um cadáver o qual já era levado à fogueira. Não obstante, Sidarta ainda teve a visão de um eremita, que, apesar de não viver imerso nos prazeres mundanos e conforto material, manifestava paz e sabedoria,
Como viver em paz em meio aos flagelos da existência terrena? Qual é a causa dos sofrimentos humanos? E como erradicá-las?
Em busca de respostas para questões como estas, o jovem Sidarta não viu alternativa senão abandonar o luxo de seu palácio e sair em busca da verdadeda verdade que só um iluminado pode conhecer.
Gautama iniciou sua busca junto a renomados mestres da época, realizando a prática de inúmeras austeridades, entretanto, somente seis anos após abandonar seu palácio, o jovem príncipe alcançou “o despertar”. Nada poderia descrever a imensidão daquela experiência, mas, em poucas palavras, podemos dizer de antemão que Sidarta compreendeu a raíz do sofrimento humano, do desejo egoísta que permanece durante existências (sobre a transmigração ou reencarnação, falarei mais adiante), do apego, da causa e efeito.
A partir de então se inicia uma longa jornada em que Sidarta Gautama, agora conhecido como Buda (que em sânscrito significa “aquele que despertou”, “aquele que se iluminou”), percorre durante 45 anos diversas regiões da Índia, expondo seus ensinos.
Importante dizer que, quando se fala de budismo, nos referimos a uma série de correntes e tradições budistas. O budismo exposto neste site é o Budismo de Nitiren Daishonin, um monge que viveu no Japão entre 1222 e 1282. Falarei sobre sua vida em um capítulo a parte. Entretanto, todas as tradições budistas tem a mesma origem, a mesma fonte, que é o buda Sakyamuni ou Sidhtarta Gautama.
Nitiren Daishonin, após ostensivos estudos das escrituras budistas concluiu que a essência do budismo pregado por Sakyamuni era o Nam-myoho-rengue-kyo, o qual foi recitado pela primeira vez em 28 de abril de 1253.
Nenhum comentário:
Postar um comentário