domingo, 20 de abril de 2014

A TRANSFORMAÇÃO DO SOFRIMENTO




Nossa mente é como um espelho, e quando sofremos, este espelho fica embaçado. Só podemos enxergar claramente nosso reflexo em um espelho limpo.Desta forma, quando estamos diante de um grande sofrimento, precisamos, antes de mais nada limpar a nossa mente, afim de enxergar aquela situação que nos causa dor, sob um ângulo que nos permita transformar o problema, ao invés de apenas assistir passivamente  o desenrolar dos acontecimentos.

Certa vez ouvi dizer que  “as coisas tem valência zero”. Mas, o que de fato isto significa? Significa que somos nós quem valoramos os acontecimentos, através do nosso conteúdo interno.Ou seja, uma mesma situação pode ter interpretações diversas para diferentes pessoas, dependendo dos valores que carrega consigo.

Conforme observou Albert Einstein: “Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou”Logo, a chave da mudança está na transformação da consciência. Fazemos causas constantemente, através de pensamentos, palavras e ações. Muitas destas causas foram originadas de estados de vida baixos, ou seja, no ciclo dos seis maus caminhos (Inferno, Fome, Animalidade, Ira, Tranquilidade e Alegria).

Não poderemos transformar essas situações agindo, pensando e falando no mesmo estado baixo de vida. Isso só nos enredaria no mesmo ciclo vicioso que gerou o carma, pois, na tentativa de transformar os efeitos das causas plantadas no passado, reproduziríamos novas causas, que por consequencia, gerariam novos efeitos.

A elevação do estado de vida ou do estado de consciência,é o único caminho para transformarmos de maneira eficaz os efeitos das causas que criamos no passado. Neste entendimento, o budismo de Nitiren Daishonin nos oferece um meio hábil para a elevação do nosso estado de vida ou de consciência: a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo. Através da recitação do daimoku, do Gongyo, da prática do chakubuku (que consiste no ato de apresentar o budismo para outras pessoas), e da participação nas atividades da Soka Gakkai é possível criar um estado de vida capaz de observar os problemas sob um outro prisma e consequentemente transformá-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário