quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Shitei Funi - Unicidade Mestre e Discípulo


 

Olá!Gratidão por chegarem até aqui ao Blog "A nona consciência". Hoje eu estarei conversando com vocês sobre um conceito muito especial no Budismo de Nitiren Daishonin, chamado Shitei Funi. Mas antes de iniciar o vídeo de hoje, peço desde já que acessem nosso canal do Youtube: 

https://www.youtube.com/channel/UCKKfisDZU29V8s0RvU3FHew

Lembrando que o blog Sutra de Lótus tem por objetivo difundir a prática do budismo da linha de Nitiren Daishonin, haja vista que existem outras correntes ou escolas budistas pelo mundo.

E para quem quiser praticar ou ao menos conhecer o budismo Nitiren, acesse o site: http://bsgi.com.br/ . Acesse a aba Fale Conosco e lá você será direcionado para uma organização mais próxima de sua casa.

Lá vocês serão direcionados a uma comunidade ou bloco mais próximo de sua casa.

Sem mais delongas, vamos começar o tema de hoje.

O termo shitei funi faz alusão a relação MESTRE E DISCÍPULO. No termo “shitei funi”, shi significa mestre, tei, discípulo e funi, inseparabilidade ou unicidade.  No mundo ocidental é difícil compreender a relação mestre e discípulo. Eu mesma, quando penso no assunto sempre me vem à mente os filmes Karatê Kid e O grande mestre, sendo que este último fala sobre a vida do mestre do ator Bruce Lee. Então para nós ocidentais é mais fácil aceitar a relação mestre e discípulo quando é adaptada para as telas de cinema, do que na vida real, onde tendemos a encarar ao conceito shitei funi com certa desconfiança.

Nas escolas e faculdades do ocidente tendemos a ver o professor apenas como alguém dotado de algum conhecimento específico, que está acima de nós, por saber coisas que não sabemos. Dificilmente tendemos a ver o professor como um mestre. Eu lembro que quando tinha por volta de 14 ou 15 anos, eu fiz um curso de judô na escola. Mas eu via o instrutor de judô, apenas como um professor, ou seja, como alguém que conhecia a técnica de uma arte marcial, mas não o via como um mestre.

Já os ensinamentos budistas são tradicionalmente repassados aos discípulos por um mestre. Essa relação mestre e discípulo na experiência da prática budista, começou com o buda Sakyamuni ou Sidarta Gautama, que após atingir a iluminação, buscou seus companheiros, com quem manteve práticas ascéticas durante anos, e estes se tornaram seus primeiros discípulos.

Nos capítulos Hoben e Juryo que nós praticantes recitamos de manhã e à noite, vemos um exemplo da relação mestre e discípulo, quando Sakyamuni transmite a Sarihotsu ou Shariputra, considerado um de seus discípulos mais inteligentes, a profundidade do estado de buda.

A princípio pode parecer que o mestre está acima do discípulo e este último deve ser subserviente ao mestre. Entretanto, não é assim que funciona na prática a relação mestre e discípulo dentro da Soka Gakkai. Aqui, a relação se constitui em perfeita igualdade.

Segundo a edição 1983 de 18/04/2009 do jornal Brasil Seikyo: " Ele (no caso o mestre) é um orientador da prática do Budismo Nitiren. Em suas orientações são citados os pensamentos e frases de intelectuais e personalidades do mundo, e são observados do ponto de vista do ensinamento do budismo. Sua luta visa ao objetivo chamado Kossen-rufu. Para se aprender o budismo é necessário ter um mestre que ensina. Caso alguém aprenda o budismo por opinião própria, pode-se desviar da correta interpretação. Justamente para se evitar isto, é importante a existência de um mestre, da organização e de seus responsáveis. "

Durante muito tempo da minha prática budista eu senti dificuldade de compreender a relação mestre e discípulo. E acredito que muitos novos praticantes ou simpatizantes do Budismo Nitiren, devam sentir esta mesma dificuldade. Quando comecei a incorporar este conceito em minha vida, passei a me perguntar "qual é o momento em que o discípulo estabelece a relação shitei funi, ou unicidade mestre e discípulo?" Foi então que compreendi que essa relação se constrói quando o discípulo passa a crer no mesmo ideal do seu mestre. No caso do budismo Nitiren, o ideal de Ikeda sensei, e de todos os mestres que os precederam é o Kossen Rufu, ou seja, a paz mundial advinda da ampla propagação do budismo Nitiren.

Ainda Segundo a edição 1983 de 18/04/2009 página A8 do Jornal Brasil Seikyo:

abre aspas "No budismo, mestre é aquele que direciona nossa vida à felicidade e dedica-se junto com os discípulos pelo supremo ideal da paz mundial e felicidade de toda a humanidade. "fecha aspas

Então o momento em que o discípulo se une ao mestre em shitei funi é quando ele passa a lutar junto com o mestre pelo mesmo objetivo, pelo mesmo propósito.

Nitiren Daishonin, ao compreender com a própria vida a grandeza do Sutra de Lótus, transmitiu-o a seus discípulos como Nikko Shonin, Shijo Kingo, Nanjo Tokimitsu, os irmãos Ikegami, a monja leiga Sennichi e seu marido Abutsu-bo , dentre outros, para os quais Nitiren escreveu inúmeras cartas ou goshos, sempre os orientando a respeito da condução correta da sua prática budista. Em seus goshos também é possível ver como Daishonin comemorava e exaltava as vitórias obtidas por seus discípulos ao seguir seus conselhos e ensinamentos.

No caso da Soka Gakkai, Trunesaburu Makiguti, desejando construir uma sociedade de valores humanos, transmitiu os ensinos do Sutra de Lótus, que até então ficavam restritos aos templos budistas, a outros discípulos, dentre eles Jossei Toda. E este último transferiu-os, dentre outras pessoas, ao atual presidente da Soka Gakkai, o dr Daisaku Ikeda.

Nós, da Sokka Gakkai temos como nosso mestre o dr Daisaku Ikeda a quem chamamos de Ikeda sensei. Por que? Porque foi o dr Daisaku Ikeda quem realizou o sonho de seu mestre Jossei Toda, de transmitir os ensinamentos do budismo Nitiren para vários países do mundo.Por conta de sua ação corajosa e benevolente, Ikeda Sensei permitiu que milhares de pessoas no mundo inteiro pudessem mudar o rumo de sua existência, transformando seus karmas e se tornando felizes. Inclusive eu, que de uma pessoa solitária, triste, desempregada, que morava em um local perigoso, passei a empresária, feliz e muito bem casada, morando em um lugar paradisíaco e atuando na organização Soka Gakkai com companheiros maravilhosos.

Desta forma, quando construímos a relação shitei funi com Ikeda Sensei, saímos da condição de pedintes e mendicantes que necessitam da ajuda das divindades celestiais, para a posição de bothisatvvas da terra, ou seja, daqueles que salvam outras pessoas, pois junto com nosso mestre passamos a lutar pelo ideal do kosssen rufu.

Vale lembrar que a relação mestre e discípulo é eterna, não é necessário que mestre e discípulo vivam na mesma época e no mesmo lugar. Por exemplo: ao ler os Goshos, uma pessoa pode construir uma relação mestre e discípulo com Nitiren Daishonin, pois alimenta em seu coração os mesmos ideais de Nitiren. O ler as orientações do presidente Ikeda, uma pessoa pode construir com ele uma relação mestre e discípulo, ainda que esteja a quilômetros de distância um do outro.

A despeito da profundidade da relação mestre e discípulo, ela pode ser construída de maneira muito mais simples do que você imagina, e é possível que um novo praticante budista ou um simpatizante, já tenha construído o shitei funi sem saber. Ex: quando você recorre aos escritos de Ikeda sensei para obter uma orientação sobre o que fazer em determinado momento de sua vida. Ou quando você ensina o nammyohorenguekyo para outra pessoa, realizando assim o shakubuku. Neste momento você se uniu em mente e espírito ao seu mestre.

Segundo o presidente Ikeda orienta: “Não há nada mais belo para um ser humano que os laços de mestre e discípulo. Não existe nada mais forte. A unicidade de mestre e discípulo é a essência do budismo. Mas devemos nos lembrar que um mestre não é um ser superior; mestre e discípulo são companheiros que se empenham juntos na vida real para alcançar um mesmo ideal”.

No dia a dia, viver o shitei funi significa atuar onde o mestre não puder estar, compartilhando seus ideais com outras pessoas. Na Soka Gakkai isso significa praticar o shakubuku, ou seja, ensinar aos outros a recitação do Nammyohorenguekyo, que é a lei fundamental que rege todos os fenômenos.

Desta forma construiremos uma sociedade pacífica e justa, tal qual os ideais do mestre Daisaku Ikeda e de todos os grandes mestres que os precederam.

Então esse foi o post de hoje. Espero muito que tenham compreendido o conceito de shitei funi. Se gostaram não deixem de se inscrever em nosso canal.



Um forte abraço e até o próximo vídeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário