Olá, sejam bem vindos ao blog A nona consciência. Hoje eu vou estar falando sobre um tema muito importante dentro do budismo que são os benefícios conspícuos e inconspícuos, também chamados de Kenyaku e Myoyaku.
É um conceito crucial na prática budista, para compreendermos como e de que forma nossas orações são respondidas.Mas antes de iniciarmos o tema de hole, desde já eu peço que se inscrevam em nosso canal do Youtube, Sutra de Lótus, acessando: https://www.youtube.com/channel/UCKKfisDZU29V8s0RvU3FHew
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Em primeiro lugar temos que levar em consideração que o objetivo maior de uma religião ou de um conjunto filosófico sistematizado deve ser a felicidade de seus praticantes.
Um dos conceitos budistas utilizados para determinar a validade, a supremacia e a integridade de uma religião é o das “Três Provas”: a documental, a teórica e a real.
Segundo Nitiren Daishonin: “Para julgar o mérito das doutrinas budistas, eu, Nitiren, acredito que os melhores padrões são o da razão e o da prova documental. Mas a prova real é ainda mais valiosa que ambas.”
No budismo, a prova real sobre a qual mencionou Daishonin, diz respeito a comprovação real da prática , que se manifesta sob duas formas de benefícios: conspícuos e inconspícuos.
Segundo o dicionário, conspícuo enquanto adjetivo constitui algo "claramente visível; facilmente notado; que salta à vista. " Enquanto inconspícuo denota algo "difícil de ver, distinguir ou notar; que não chama atenção. "
Desta forma, os benefícios conspícuos dizem respeito a benefícios e melhorias que a devoção ao budismo de Ntiren Daishonin pode proporcionar a vida de seu praticante, tais como melhorias na saúde, na condição financeira, nos relacionamentos e por aí vai. É quando o praticante ora daimoku ou seja, recita o Nam myoho renguekyo para algum objetivo específico e consegue manifestar aquele sonho, aquele propósito.
Enquanto benefícios inconspícuos dizem respeito a benefícios que são imperceptíveis no momento presente, ou seja, que se encontram no estado de latência, mas que em algum momento futuro, ou gradualmente se manifestarão.
Na escritura
“Ensino, Prática e Prova”, Nitiren Daishonin afirma: “Aqueles que obtiveram o benefício durante os Primeiros e Médios Dias da Lei receberam benefícios ‘conspícuos’, pois a relação que estabeleceram com o Sutra de Lótus no transcurso da existência do Buda, finalmente havia amadurecido. Por outro lado, aqueles nascidos atualmente, nos Últimos Dias da Lei, receberam a semente do estado de Buda pela primeira vez, e o benefício deles é, portanto, inconspícuo.” (END, vol. 4, pág. 235.)
Porque no Budismo acreditamos que na medida em que realizamos causas, através de pensamentos, palavras e ações, produzimos efeitos. Alguns desses efeitos se manifestam logo, outros podem demorar um tempo para se fazerem notar. Exemplo: você difamou uma pessoa. Essa pessoa pode vir tomar satisfações com você assim que se tornar ciente da difamação que foi proferida contra ela, neste caso o efeito se manifestou rápido. Ou essa pessoa pode mover uma ação contra você por difamação e neste caso você só receberá o efeito da causa plantada daqui há algum tempo, tendo em vista todo o processo burocrático que envolve uma ação judicial.
Da mesma forma que ocorre com as causas negativas, também ocorre que as causas positivas. Quando você inicia sua prática no budismo de Nitiren Daishonin e começa a realizar o daimoku, o gongyo, começa a estudar, fazer shakubukus, que é o ato de ensinar o Nam myoho rengue kyo a outras pessoas, você começa a realizar causas positivas. Algumas delas florescerão em sua vida de maneira visível, através de melhorias em diversas áreas, como a conquista de um bom emprego, a cura de uma doença, a compra de sua casa própria (se esse for seu sonho), um bom relacionamento e assim por diante. Os benefícios conspícuos também podem ser manifestados quando estamos passando por uma grave dificuldade e através de nossa oração sincera ao Gohonzon (nosso objeto de devoção), com a recitação do daimoku, conseguimos obter sabedoria e boa sorte suficientes para transformar aquela situação negativa.
Já com relação aos benefícios inconspícuos, Conforme se encontra em Edição do Jornal Brasil Seikyo:edição nº 1673, 26/10/2002, página A6
"O benefício inconspícuo pode ser comparado ao crescimento de uma planta a partir da semente. É natural que seu desenvolvimento até se tornar uma frondosa árvore leve muitos anos, enfrentando e ultrapassando as mais variadas intempéries. Embora seu crescimento diário seja totalmente imperceptível, com o passar dos anos ela poderá exibir toda a sua exuberância. Similarmente, no momento em que abraçamos o Gohonzon dos Três Grandes Ensinos Fundamentais e iniciamos a prática, o grandioso benefício da nossa revolução humana não se manifesta repentinamente.
Embora não seja perceptível uma mudança de um dia para o outro, por meio de uma contínua e
sincera prática da fé, tal como a água corrente, certamente poderemos realizar nossa revolução humana e, conseqüentemente, receber extraordinários benefícios. Portanto, o ponto fundamental é a continuidade da prática da fé, sem jamais ser derrotado perante as adversidades do dia-a-dia. '
Então os benefícios inconspícuos, ou seja, aqueles que não são facilmente perceptíveis dizem respeito aquelas pequenas gotas de boa sorte que acumulamos dia após dia, mês após mês e ano após ano de prática do budismo Nitiren. Esses benefícios crescem silentes, e em estado de latência vão se acumulando como as gotículas de água que formam o oceano. O benefício inconspícuo pode se manifestar após muito tempo de prática, em um instante de grande necessidade, na forma de proteção contra algum dano, por exemplo, ou pode simplesmente ser aquele momento em que você olha pra tras e percebe o quanto sua vida se transformou positivamente desde que começou a recitar o Nam myoho rengue kyo.
Mas, o maior benefício inconspícuo que uma pessoa pode manifestar é sua própria revolução humana. Este é um processo de auto aprimoramento que se desenvolve ao longo de toda a sua prática budista. É o momento em que o praticante se auto observa e percebe o quanto ele mesmo cresceu como ser humano desde que iniciou sua prática no budismo.
Ao final da leitura do capítulo Juryo do Sutra de Lótus, o Buda Sakyamuni diz: "Mai-ji sa-ze-nen I-ga-ryo-shu-jo Toku-nyu-mu-jo-do Soku-jo-ju-bu-shin ", o que significa: "Medito constantemente: Como posso conduzir as pessoas ao caminho supremo e fazer com que adquiram rapidamente o corpo de um buda? "
Tal questionamento traduz o principal objetivo da prática budista ou seja a manifestação do estado de buda, ou da nona consciência. E esse objetivo só é atingido através do processo de revolução humana, que é construído quando nos tornamos seres humanos melhores, mais empáticos, mais compassivos, mais generosos. Em um mundo dominado pelo estado de Ira, tais atributos podem ser vistos como sinal de fraqueza, mas é na compaixão da nona consciência que se encontra a nossa força. É na compaixão na nona consciência que você cria causas positivas e ameniza o efeito das retribuições kármicas negativas do passado, através da prática do skakubuku.É na compaixão da consciência búdica que se realizam as transformações positivas pessoais, sociais e até mesmo mundiais. É no juramento de tornar todas as pessoas um buda que se cria um mundo melhor do que o que vivemos hoje.
Ademais, muitos benefícios inconspícuos ou invisíveis podem gerar benefícios conspícuos ou visíves, isso porque muitas transformações e melhorias em nossa vida podem ser oriundas de anos de boa sorte acumulada pela sincera devoção ao Sutra de Lótus como também do nosso próprio processo de revolução humana.
E o ponto fundamental para experienciar os benefícios da prática do budismo Nitiren, tanto os visíveis quanto os invisíveis está na manutenção da prática da fé por toda a vida, o que conhecemos como fé da água corrente. Não sabemos a extensão do nosso karma, pois não conhecemos quantas existências vivemos ou o que realizamos em outras vidas. Como disse Nitiren, a soma das nossas más ações mundanas poderá ser tão grande quanto o monte Sumeru.
Daí a necessidade de perserverarmos na prática da fé, mesmo diante dos atrozes ataques dos obstáculos e maldades , para que possamos transmutar as causas negativas criadas em existências pregressas ou nessa existência, e gerar causas positivas que se refletirão na forma boa sorte e proteção nesta vida e renascimento em boas circunstâncias na próxima.
Bom, então este foi o post de hoje, espero que tenham gostado e compreendido. Um grande abraço e até a próxima. 😊
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