Olá. Gratidão por chegarem aqui no blog A nona Consciência. Hoje vou abordar o tema sobre Os 4 Poderes no budismo, que consistem no poder do Buda e da Lei e no poder da Fé e da Prática. Se vc que ainda não é praticante do budismo Nitiren, mas deseja conhecer mais dessa incrível filosofia de vida e se juntar à Soka Gakkai, essa maravilhosa organização que propaga o budismo Nitiren pelo mundo, acesse o site www.bsgi.org.br, que é o site da Brasil Soka Gakai Internaiconal, e pergunte qual é o bloco ou comunidade mais próximo de sua residência, que rapidamente eles te colocam em contato com algum responsável da organização. Vou estar deixando também no final deste post o link para o vídeo com a recitação do Daimoku, que é a prática principal do budismo Nitiren, para quem ainda não conhece o budismo e não sabe como fazer. Mas, se você não é budista, pode praticar o Daimoku, sem problemas, o que consiste na recitação do Nam myoho rengue kyo.
Bom, o post de hoje é muito importante tanto para o estudo de quem está começando a praticar o budismo, e deseja conhecer os principais conceitos do budismo Nitiren, como também pra praticantes antigos, que alegam não estar conseguindo sentir os efeitos benéficos da sua prática, ou seja, acreditam que não recebem a resposta de suas orações.
Então vamos lá.
Os poderes do Buda e da Lei estão contidos no próprio Gohonzon, enquanto os poderes da Fé e da Prática estão contidos em cada praticante. Quando estes 4 poderes se unem, o praticante consegue concretizar seus objetivos, tendo suas orações respondidas e ainda atinge a iluminação, ou seja, o estado de Buda.
Eu vou citar uma orientação que o presidente da Soka Gakkai Internacional, Daisaku Ikeda, sobre o assunto publicada na revista Daibyakurengue:
"Em novembro de 1950, período da amarga adversidade da renúncia do Sr. Toda ao cargo de diretor-geral e quando a continuidade da organização estava em perigo, fortaleci minha fé com feroz determinação.
Como discípulo direto do Sr. Toda e como jovem, acreditei no infinito poder do Gohonzon e iniciei a luta para reverter aquela situação.
Em 17 de novembro, um dia antes do 20o aniversário de fundação da Soka Gakkai, escrevi no meu diário: “Percebi, profundamente, a necessidade da coragem e da fé. Nossos poderes da fé e da prática determinam tudo. O Gohonzon possui os poderes do Buda e da Lei. E somente por nossa própria fé provamos, testamos e adquirimos o grande poder da Lei suprema incorporada no Gohonzon”.
Mas, o que significam esses 4 poderes?
O poder do Buda representa a benevolência do Buda de salvar todas as pessoas, independente do que elas tenham feito em seu passado. No livro Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo pg. 47, consta: "Na segunda metade do capítulo Hoben, Sakyamuni esclarece que a razão do aparecimeto do Buda no mundo é "abrir", "mostrar", "despertar" e "conduzir" as pessoas à sabedoria do buda que existe inerentemente em sua vida. E ao final do capítulo Juryo do Sutra de Lótus, o qual nós praticantes do budismo Nitiren recitamos duas vezes ao dia, o Buda Sakyamuni diz: "Mai-ji-as-ze-nen.I ga-ryo-shu-jo. Toku-nyu-mu-jo-do. Soku-jo-ju-bu-shin." o que significa"Medito constantemente: como posso conduzir as pessoas ao caminho supremo e fazer com que adquiram rapidamente o corpo de um Buda? "
O poder da Lei indica a ilimitada força da Lei Mística de conduzir todas as pessoas à iluminação. Quando falamos de Lei Mística, nos referimos à lei Myoho rengue kyo, que nós recitamos Nam myo ho rengue kyo, sendo o Nam um prefixo que indica devoção. Nitiren Daishonin, o buda original dos ultimos dias da lei, após anos de estudo, descobriu que a essência do Sutra de Lótus, e a prática principal capaz de conduzir as pessoas à iluminação é a recitação do Nam myoho rengue kyo. A respeito disso, o presidente da Soka Gakkai Internacional, Daisaku Ikeda, diz: "O Nam myoho rengue kyo é a fonte propulsora de toda a atividade universal, o som do grandioso ritmo do universo e também seu coração e sua essência".
Quando você quer chamar uma pessoa, você deve falar o nome dela. Da mesma forma, se você deseja convocar a Lei que permeia todos os fenômenos do universo e torná-la a força propulsora da transformação de seu destino, você deve chamar Nam myoho rengue kyo.
E como ativamos os poderes do Buda e da Lei?
Através dos poderes da fé e da prática, que estão contidos em cada praticante do budismo!
Quanto ao poder da Fé:
Em uma passagem do romance Nova Revolução Humana, consta: “Quanto mais forte for a nossa fé, maior será a proteção das funções budistas. No Gohonzon estão contidos os poderes do Buda e da Lei. E os benefícios desses poderes são extraídos por meio da nossa fé e da nossa prática, isto é, dos poderes da fé e da prática. Entretanto, existem pessoas que praticam, mas no fundo duvidam que seus objetivos sejam concretizados. Uma vez que oram com dúvidas, naturalmente nada se torna possível. O fator principal para produzir os benefícios é a inabalável fé no Gohonzon, além da gratidão, sinceridade e determinação. Diante do poder benéfico do Gohonzon, seus pedidos ainda são pequenos. Por isso, empenhem-se ainda mais na prática da fé e desfrutem grandes benefícios.”
A convicção de Nitiren Daishonin a respeito do poder a fé, pode ser constatada no Gosho: “Sobre a Oração”, onde ele diz:
“Mesmo que fosse possível errar ao apontar a terra, que a maré não tivesse fluxo nem refluxo, que o Sol se
levantasse no Oeste, jamais aconteceria de as orações do devoto do Sutra de Lótus ficarem sem ser concretizadas.”
(Gosho Zenshu, pág. 1.351.)
Logo, durante a oração do daimoku, quando o praticante lança seus objetivos, ele não deve desenvolver qualquer tipo de dúvida quanto à sua capacidade de concretiza-los.
E quanto ao poder da prática?
A prática budista se divide em prática individual e prática altruísta. A prática individual consiste na recitação do Daimoku, ou seja, do Nam myoho rengue Kyo e do Gongyo, sendo este último, a recitação dos capítulos Hoben e Juryo diante do Gohonzon duas vezes ao dia. E consiste também no estudo do budismo para que possamos solidificar nossa fé e extrair o nosso máximo potencial.Já a prática altruísta consiste na participação nas atividades da Soka Gakkai, onde temos a oportunidade de trocar experiências, aprendendo e ensinando sobre o budismo aos outros e também na prática do shakubuku, que consiste em ensinar o Nam myo ho rengue kyo a outras pessoas.
Muitas vezes, sentimos dificuldade em obter resposta às nossas orações porque nos limitamos à prática individual, ou seja, em apenas recitar o daimoku e o gongyo em casa, deixando de ensinar o Nam myoho rengue kyo a outras pessoas, deixando de proporcionar a elas a possibilidade de transformar seus karmas negativos e sofrimentos através da prática budista.
Então muitas vezes a resposta às suas orações e a concretização de seus objetivos pode estar exatamente na prática do shakubuku. Porque ao realizar o shakubuku, você está manifestando a mesma benevolência do Buda, ou melhor, vc está manifestando a benevolência do estado de buda que existe em você.Lembra que no início do post eu falei que o poder do Buda consiste na benevolência do Buda em querer salvar toda a humanidade? Então, muitas vezes vc vai ativar o poder da benevolência do buda manifestando sua própria benevolência. Então propague o Nam myoho rengue kyo, converse com outras pessoas, use suas redes sociais e a internet como meio de ensinar o budismo para os outros.
Faça isso e vc vai ver como sua vida vai se transformar rapidamente (por experiência própria)!
Quando uma pessoa é capaz de manifestar o poder da fé e da prática, ela se torna capaz de invocar os poderes da Lei e do Buda incorporados no Gohonzon. É por meio dessa interação dos quatro poderes que as orações ao Gohonzon são concretizadas.
Então, se você já está praticando o budismo Nitiren há algum tempo, e não vê resposta às suas orações, verifique se você não está falhando em ativar o poder da Fé e da Prática. Exemplo: Se está existindo dúvida se seus objetivos serão concretizados ao orar o daimoku, ou se sua mente fica dispersa quando você ora, você não consegue focar em seus objetivos ou você nem sabe quais são seus objetivos.
Averigue também se está havendo falha na recitação diária do daimoku e do gongyo ou está havendo recitação insuficiente de daimoku. Exemplo: vc precisa transformar um karma de doença e só recita 2 ou 3 minutos de daimoku por dia.
Veja se você não está falhando no estudo do budismo, o que pode estar comprometendo sua capacidade de extrair o máximo potencial de sua prática.Ou se o problema está na prática altruísta, havendo, pouca ou nenhuma participação nas atividades da Soka Gakkai, ou então está falhando na prática do shakubuku, quando você se limita a recitar o daimoku e o gongyo na sua casa e não compartilha os ensinamentos budistas com outras pessoas. Lembre-se que no Gosho O verdadeiro aspecto de todos os fenômenos, Nitiren orienta:
"Exerça-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Sem eles, não pode haver budismo. Deve não somente perseverar em sua fé, mas também ensinar aos outros. Tanto a prática como o estudo surgem da fé. Ensine aos outros com o melhor de sua habilidade, mesmo que seja uma única sentença ou frase." (Os Escritos de Nitiren Daishonin, vol. 5, pág. 8)
E
eu vou concluir esse post
com
uma orientação do presidente Daisaku Ikeda:
“Orar ao Gohonzon é
totalmente diferente de uma fé dependente e suplicante; nós não
imploramos a alguém por salvação ou ajuda de forma passiva e
fraca. A oração no Budismo Nichiren é fundamentalmente um
juramento. É o juramento ou o compromisso de seguir o curso de ação
escolhido; é uma afirmação de desafiar um objetivo claro. Assim,
como poderia haver algo mais maravilhoso que o juramento de
concretizar a própria revolução
humana e
realizar o kosen-rufu com
seu objetivo pela paz mundial?”.
Então esse foi o post de hoje. Espero muito que tenham gostado.
Se desejar conhecer mais sobre o Budismo de Nitiren Daishonin, acesse meu canal: https://www.youtube.com/channel/UCKKfisDZU29V8s0RvU3FHew
Me siga também em minhas redes sociais, pois por lá eu posto incentivos e orientações todos os dias:
Instagram: @sutradelotus2021
Fanpage: https://www.facebook.com/Sutra-de-L%C3%B3tus-103990761627300/?ref=pages_you_manage
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário