"Justamente quando estava esperando ouvir suas notícias novamente, chegou o mensageiro que o senhor se preocupou em me enviar. Recebi também a dádiva em dinheiro que em minhas presentes circunstâncias é muito mais valiosa do que qualquer tesouro a ser encontrado na terra ou no mar.
Desde
que ouvi do senhor a respeito de Kyo’o Gozen, tenho estado orando
por ela aos deuses do sol e lua em todos os momentos do dia e da
noite. O Gohonzon que enviei há algum tempo deve ser conservado sem
tirar do corpo mesmo por um instante sequer. Este Gohonzon nunca foi
concedido, muito menos inscrito, por alguém nos Primeiros ou Médios
Dias da Lei. Diz-se que o leão, rei dos animais, avança três
passos, e então recua um para saltar, desprendendo a mesma força
quando apanha uma diminuta formiga ou ataca ferozes animais. Ao
inscrever este Gohonzon para a sua proteção, Nitiren é igual ao
rei leão. É isto o que o sutra quer dizer por “a força de um
leão no ataque”. Creia neste Gohonzon com todo o seu coração. O
Nam-myoho-rengue-kyo é como um rugido de um leão. Que doença pode
portanto ser um obstáculo?
Está
escrito no sutra que os que abraçam o Daimoku do Sutra de Lótus
serão protegidos pela Kishimojin e suas dez filhas. Eles desfrutarão
da felicidade como Aizen e da boa sorte como Bishamon. Onde quer que
sua filha possa brincar, nenhum mal poderá acontecer, será livre do
medo tal como o rei leão. Isto significa que entre as dez filhas de
Kishimojin, a proteção de Kodainyo é a mais profunda. Mas tudo
depende de sua fé. Uma espada será inútil nas mãos de um covarde.
A poderosa espada do Sutra de Lótus deve ser manejada por alguém
corajosa na fé. Então será tão forte quanto um demônio armado
com um cajado de ferro. Eu, Nitiren, inscrevi minha vida em “sumi”,
assim, creia no Gohonzon com todo o seu coração. O coração do
Buda é o Sutra de Lótus, mas a vida de Nitiren não é nenhuma
outra senão o Nam-myoho-rengue-kyo. Miao-lo afirma em suas
interpretações: “A revelação da iluminação original do Buda é
o coração do sutra.”
Os
infortúnios de Kyo’o Gozen serão mudados em boa sorte. Reuna a
sua fé e ore a este Gohonzon. Então, o que é que não pode ser
alcançado? Deve crer que acontecerá tal como o Sutra de Lótus diz:
“Os desejos das pessoas se realizam como a água fria e límpida de
um tanque sacia a sede das pessoas”. E diz ainda: “Eles terão
paz e segurança nesta existência e nascerão em boas circunstâncias
na próxima.” Quando for perdoado do exílio nesta província,
apressar-me-ei a Kamakura onde nos encontraremos. Se uma pessoa
considera a força do Sutra de Lótus, encontrará
juventude perpétua e vida eterna diante de seus olhos. Minha única
preocupação é que ela possa morrer jovem; portanto, estou orando
com todas as minhas forças aos deuses para protegê-la. Eduque-a
para ser como a Dama Jotoku ou a filha do Rei Dragão.
Nam-myoho-rengue-kyo, Nam-myoho-rengue-kyo."
Respeitosamente,
Nitiren
Em 15 de agosto de 1273
Nitiren
Em 15 de agosto de 1273
Kyo
ou Kyo"o Goze era filha de um dos principais discípulos de
Nitiren Daishonin, Shijo Kingo. Como Kyo ainda era um bebê de
aproximadamente um ano à época em que este Gosho foi escrito,
presume-se que a carta foi endereçado de Nitiren Daishonin aos pais
de Kyo, Shijo Kingo e sua esposa Nitiguennyo. A pequena Kyo'o padecia
de alguma doença, possivelmente grave, pois nem Shijo Kingo que era
médico, além de saumrai, conseguia curá-la.
A
carta foi datada de 15 de Agosto de 1273, enquanto Nitiren estava
exilado na Ilha de Sado.
Neste
Gosho Nitiren declara: "Creia neste Gohonzon com todo o seu
coração. O Nam-myoho-rengue-kyo é como um rugido de um leão. Que
doença pode portanto ser um obstáculo?"
Creio
que esta tenha sido a mensagem mais importante desta carta.
Principalmente
em momentos
como este em que estamos vivendo, com a pandemia do Covid-19. Pois
além da doença em si, ainda assistimos ao
crescimento de doenças e transtornos psicológicos
como a depressão, a ansiedade, o pânico, as fobias,
por conta do isolamento social necessário.
Durante
nossa vida podemos nos deparar com o sofrimento da doença, muitas
vezes sendo ela fruto de más ações da existência presente ou
passada (lembrando que o
karma
é formado por pensamentos, palavras e ações). No caso da
Covid-19, compartilhamos mutuamente o karma de estarmos vivendo nesta
pandemia, o que poderá ser sentido por cada um em maior ou menor
grau.
Mas
neste Gosho, em especial, Nitiren nos indica que o Daimoku ou seja, a
recitação
contínua
e diária do Nam-myoho-rengue-kyo é como o rugido de um leão que
dissolve o mal karma da doença, abrindo novos caminhos para
a esperança e felicidade.
Sei
que há doenças que são incuráveis pela medicina atual. Mas é
possível amenizar seus efeitos nocivos através da prática budista
assentada nos três pilares (fé, prática e estudo).
Outra
forma de amenizar os efeitos karmicos negativos manifestados através
da doença é a prática do chakubuku, que consiste em ensinar o
Daimoku para outras pessoas.Ou seja, levar felicidade para outras
pessoas.
Lembrando
que em hipótese alguma o budismo descarta a necessidade de procurar
um médico caso esteja padecendo de alguma doença. Muito pelo
contrário, o budismo de Nitiren Daishonin é firmado nos pilares da
oração e ação.
Então
faça daimoku para que tenha a boa sorte de encontrar um bom médico,
que
seja
certeiro em seu diagnóstico e lhe prescreva um tratamento eficaz!
Pois até para encontrar um bom tratamento, necessitamos de boa
sorte.
Se
ainda não pratica o budismo de Nitiren Daishonin, experimente
realizar o daimoku. Abaixo vou estar deixando o link de um vídeo do
Youtube com a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo, para que possa
iniciar sua prática do Daimoku.
Obrigada
por ter lido até aqui e boa sorte!
Vídeo
com a recitação do Daimoku:
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