“O Sutra Nirvana expõe o
princípio de amenizar o efeito cármico. Se uma pessoa, na presente existência ,
não erradicar o carma negativo acumulado desde o passado, ela experimentará o
sofrimento do inferno do futuro. No entanto, se enfrentar grandes obstáculos nesta
vida [pelo Sutra de Lótus], o sofrimento do inferno se desvanecerá
instantaneamente. E, quando morrer, essa pessoa obterá os benefícios dos mundos
humano e celestial, e também dos mundos dos três veículos e do veículo único. Não foi sem motivo que o bodisatva
Jamais Desprezar foi maltratado, difamado, apedrejado e agredido com bastões.
Ele provavelmente havia caluniado o ensinamento correto no passado. A
frase “quando os crimes tiverem sido erradicados”, indica que pelo fato do
bodsatva Jamais Desprezar ter enfrentado perseguições, ele foi capaz de
extinguir os crimes de existências anteriores.( Isto conclui meu primeiro
ponto).”(Coletânea dos escritos de Nitiren Daishonin, vol. I, pgs. 207 a 209). (grifei)
Cenário Histórico
No quinto dia do décimo mês de
1271, Nitiren escreveu e enviou esta carta para os três principais discípulos:
Ota Saemon, um funcionário do governo; ao sacerdote leigo Soya Kyoshin; e a
ponte do Darma Kimbara. Provavelmente a carta foi enviada para expressar a
gratidão de Nitiren pela visita que recebeu de um destes discípulos quando se
encontrava detido na residência de Homa.
Esta carta foi escrita semanas
depois da fracassada tentativa do governo de decapitar Daishonin em
Tatsunokuchi. Nesta época uma onda de incêndios e assassinatos devastou
Kamakura, sendo os seguidores de Nitiren Daishonin acusados destes crimes. Por
esta razão, Nitiren Daishonin enviou uma série de cartas de incentivos aos seus
seguidores que se encontravam abalados pelos acontecimentos.
Neste Gosho, Nitiren Daishonin
elucida que os obstáculos encontrados por propagar o budismo de Nitiren Daishonin
possibilitam à pessoa erradicar o carma negativo acumulado existência após
existência, como também atingir o estado de Buda.
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