Hosshaku Kempon
termo japonês que significa “abandonar o provisório e revelar o verdadeiro”,
constitui um dos mais relevantes princípios da prática budista. Isto porque foi
revelado durante a chamada Perseguição de Tatsunokuchi, ocorrida em 12 de setembro de
1271. Desde que passou a expor os seus ensinos, indicando o Sutra de Lótus como
o rei dos Sutras e pregando a recitação do Nam-myo-ho-rengue-kyo como a prática
fundamental para se atingir o estado de Buda, Nitiren Daishonin (fundador do budismo
de Nitiren Daishonin), passou a sofrer diversas perseguições, sobretudo do
clero, apoiado e patrocinado pelo governo da época.
Entretanto, a perseguição de Tatsunokuchi
tomou uma importância fundamental. Na verdade, esta perseguição representou uma
tentativa do governo local, apoiado pelo clero, de executar Nitiren na
praia de Tatsunokuchi perto de Kamakura, a sede do governo militar. Foi no
instante em que ia ser executado que um objeto luminoso rasgou o céu, de tal
forma que a execução foi imediatamente cancelada devido ao pavor provocado por
tal acontecimento. Sendo assim, a execução transformou-se em pena de
banimento para a gélida ilha de Sado, local onde Nitiren compôs seus mais belos
goshos (cartas).
Foi
durante esta perseguição que Nitiren Daishonin abandonou sua identidade
provisória e assumiu sua verdadeira identidade como Buda original dos Últimos
Dias da Lei.
Mas, “o que significa
abandonar o provisório e revelar o verdadeiro”? Talvez a resposta para esta
pergunta consista em entendermos quem realmente somos, pois a compreensão
fundamental deste princípio envolve o entendimento do que somos numa
perspectiva budista.
Dentro
da ótica do budismo de Nitiren Daishonin, todos nós somos budas. Esta foi a
revelação exposta no Sutra de Lotus, quando o buda Sakyamuni questiona: “O que posso fazer para que todos
adquiram o corpo de um buda?” Ocorre que, possuir o Estado de Buda não
significa que manifestamos constantemente este estado de vida. Para comprovar
isto, basta olhar o mundo à nossa volta e observar que nossa realidade composta
de pessoas imersas na escuridão fundamental. Vou além: basta que observemos a
nós mesmos e visualizemos onde reside a nossa própria escuridão. Mas...O que realmente
significa manifestar o Estado de Buda?
Manifestar o estado de
buda, certamente não significa levitar, ou manifestar poderes paranormais, ou
algo ao estilo “x- man.” O estado de
buda indica o mais elevado grau de consciência que um ser humano pode alcançar.
E manifestá-lo requer uma transformação em nossa postura, entendimento e
CONSCIÊNCIA. Aliás, aqui cabe uma pergunta: até que ponto estamos plenamente conscientes
de nossas ações, palavras e pensamentos...E de nós mesmos?
Parabéns pela matéria.
ResponderExcluirÉ o ponto primordial.
Se não compreendermos esse ponto será difícil elevar o estado de vida.
Abrço,