sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

 


Olá. Sejam todos bem vindos e bem vindas ao Blog A Nona Consciência . Hoje eu vou falar sobre um conceito muito importante dentro da prática budista que é o Itinen Sanzen, ou a teoria dos 3 mil mundos em um único momento da vida. E por que a compreensão desta teoria é tão importante? Porque essa teoria é a base de toda construção teórica do budismo de Nitiren Daishonin.

Mas antes de iniciar o tema de hoje eu gostaria de pedir que se inscrevam no canal em nosso canal do Youtube, Sutra de Lótus:  https://www.youtube.com/channel/UCKKfisDZU29V8s0RvU3FHew . Lá temos vídeos com diversos conceitos do Budismo Nitiren. 

Bom, primeiro: como surgiu o Princípio do Itinen Sanzen??

No gosho carta aos irmãos, Nitiren Daishonin ensina: “Foi o grande mestre Tiantai Zhizhe que não apenas esclareceu os ensinamentos do Buda, mas também extraiu, do repositório dos cinco ideogramas do Myohorenguekyo, a jóia da realização dos desejos dos 3 mil mundos em um único momento da vida e a concedeu às pessoas das 3 nações” As 3 nações a que Daishonin se refere neste trecho são China, Índia e Japão.

Mais a frente, neste mesmo Gosho Nitiren esclarece:” A doutrina dos 3 mil mundos num único momento da vida, revelada no quinto volume de grande concentração e discernimento é especialmente profunda.”

Essas citações vc encontra na página 524, volume I da coletânea de escritos de Nitiren Daishonin.

Então, a teoria Dos Três Mil Mundos em um único momento da vida (itinen sanzen) foi elaborada por Tiantai na China, em sua obra Grande Concentração e Discernimento (Maka Shikan), tendo como base a “essência real de todos os fenômenos” contida no capítulo Meios (Hoben) do Sutra de Lótus.. O Itinen Sanzen foi a base teórica da construção do budismo Nitiren.

Quanto a etiologia do termo “itinen sanzen”: “itinen”, geralmente traduz-se como “um único momento da vida” ou “uma existência momentânea da vida”, significa também “uma única mente”, ou “único pensamento”. “Sanzen”, ou literalmente “três mil”, é indicativo de “três mil mundos” ou “três mil domínios.

Então segundo o princípio do Itinen Sanzen, em cada momento a vida está dotada de 3.000 funções ou de 3000 possibilidades. Mas como foi feito o cálculo para se chegar a 3.000 mundos?

O cálculo é feito da seguinte forma, vc pega os 10 estados de vida e multiplica por 10 Mundos. Pq? Porque o conceito do itinen sanzen abarca uma série de outras teorias que vou elucidar mais pra frente, mas uma delas é a da possessão mútua dos 10 mundos. Então até aqui temos 10 estados de vida vezes os 10 mundos, que é igual a 100 mundos. Depois vc multiplica esses 100 mundos pelos 10 fatores da existência.Então até aqui já temos 1000 funções. E por fim, onde esses dez mundos e esses 10 fatores vão se manifestar? Em um dos Três Domínios da Existência ou os 3 princípios da individualização ,que são o ambiente natural que vivemos, o ambiente dos seres vivos e o ambiente social.

Então fechamos a conta aqui de 3000 funções ou 3000 mundos em um único momento da vida.

Agora vou explicar cada uma das teorias que compõe o Itinen Sanzen, que compõe os 3 mil mundos em um único momento da vida.

Primeiro temos os 10 Estados de Vida ou os 10 Mundos, que são: Inferno , Fome, Animalidade, Ira, Tranquilidade, Alegria, Erudição, Absorção, Bodhsatva e Buda.Mas vamos dar uma relembrada nos 10 estados de vida: Inferno: é um estado caracterizado pelo desejo de destruição, de destruição de si, do seu ambiente ou de outra pessoa. O estado de inferno é permeado pelo sentimento de raiva, de ódio. E muitas pessoas acabam confundindo o estado de inferno com o de Ira. Pq no Budismo Nitiren a Ira não possui a mesma conotação do nosso dicionário. Mas já vamos chegar no estado de Ira. Depois temos o estado de Fome, caracterizado pela ambição desmedida, chegando até mesmo a uma compulsão: compulsão por comida, por compras, por roupas, por jóias, enfim, compulsão por ter cada vez mais mesclada a uma insatisfação crônica com aquilo que já se tem. Depois temos o estado de Animalidade, onde a pessoa é completamente controlada pelos instintos animalescos, sejam eles quais forem: sejam eles quais forem, por sexo, por brigas, dentre outros. Sabe aquela pessoa que é muito instintiva e pouco racional? É o estado de vida onde as pessoas temem os fortes e amedrontam os fracos. É como se a pessoa vivesse na lei da selva. Já O Estado de Ira indica a maldade, a perversidade, a vilania. Não é exatamente a raiva do estado de inferno. Um exemplo clássico da manifestação do estado de Ira é a competição. Quando vc necessita reafirmar sua superioridade sobre outras pessoas, nem que pra isso vc precise puxar o tapete delas, prejudica-las. Ex: chega um funcionário novo na empresa onde vc trabalha e vc já o enxerga como uma ameaça, como alguém que pode roubar seu cargo, seu emprego, sua posição na empresa, então vc começa a planejar formas de prejudicar aquele funcionário, seja difamando ele para seu chefe ou boicotando o trabalho dele, dentre outras coisas.

Depois temos o estado de Tranquilidade, que é também conhecido como o estado de humanidade. O próprio nome já denota o que significa estar nesse estado de vida. O problema deste estado é que essa tranquilidade é efêmera, pois essa “paz interior” conquistada neste estado não está alicerçada no estado de buda. Depois vem o estado de vida que as pessoas mais buscam que é o Estado de Alegria, que advém da realização de um desejo ou da superação de um problema. Este estado de vida é maravilhoso, o problema é que é efêmero. Ele dura até o próximo problema ou desafio que aparecer na vida da pessoa. Porque tanto o estado de tranquilidade quanto o de alegria dependem completamente de circunstâncias externas ao individuo. Ocorre que as circunstancias externas mudam constantemente. Então tanto o Estado de Tranquilidade quanto o Estado de Alegria não duram muito tempo.

Daí vem o Estado de Erudição, onde a pessoa busca satisfação através da aquisição de conhecimento, o que é maravilhoso, porque aqui a pessoa já adquire uma certa independência das circunstancias externas para alcançar a felicidade. Depois vem o Estado de Absorção, onde a pessoa alcança a satisfação não pela tentativa de absorver conhecimentos dos outros, mas de observar os fenômenos da vida. A gente tem até aquela lenda de que o Isaak Newton observou uma maçã cair no chão e descobriu a lei da gravidade. Eu falo lenda porque não sei se esse fato foi verídico. Mas esse seria um exemplo do estado de Absorção.

O problema dos estados de Erudição e Absorção é que neles a pessoa busca a satisfação apenas no seu próprio auto aprimoramento e fica centrada apenas em si mesma.

Então depois da Absorção, temos o Estado de Bodhsatva, que se manifesta na compaixão, no desejo de salvar outras pessoas dos sofrimentos.

E por último temos o estado de Buda. O Estado de buda é caracterizado pelas virtudes da sabedoria, coragem e benevolência. É o maior estado de consciência que um ser humano pode alcançar. Através da sabedoria do estado de buda a pessoa adquire completa compreensão da vida e de todos os fenômenos da vida e ela é capaz de enxergar que por trás de todos os fenômenos existe um princípio maior que no budismo denominamos de Myohorenguekyo.O Estado de Buda é um estado de consciência tão elevado, que nele a pessoa é capaz de encontrar satisfação só pelo fato de estar viva.

Um outro princípio que compõe o itinen sanzen é o "O princípio da possessão mútua dos 10 mundos", o qual elucida que cada estado de vida contém os outros 10. Isso explica porque a mente de uma pessoa possa oscila de um estado de vida para o outro.

Um exemplo da possessão mútua dos 10 mundos é que uma pessoa que neste momento se encontra no estado de inferno, ao recitar Nam myoho rengue kyo, alcança instantaneamente o estado de buda. Porque dentro do estado de inferno, que é um estado de profundo sofrimento, também está contido o estado de buda, que o estado de máxima felicidade que um ser humano pode alcançar.

Por isso eu falei no início do vídeo que o Itinen Sanzen foi a base da construção teórica do budismo de Nitiren Daishonin, porque Nitiren compreendeu através deste princípio, que não importando qual estado de vida em que uma pessoa esteja experimentando neste momento, ela pode alcançar imediatamente o estado de buda através da recitação do Nam myoho rengue kyo. E isso por sua vez é a base da revolução humana, pois todo processo de reforma interior, necessita de uma mudança de perspectiva com relação à realidade.

Um outro conceito que compõe o princípio do itinen sanzen é o dos 10 fatores. Os 10 fatores da vida são de nho ze so -aparencia, nho ze sho-natureza, nho ze tai- entidade, nho ze riki- poder, nho ze sa- influência, nho ze in- causa interna, nho ze em -relação, nho ze ka-efeito latente, nho ze ho- efeito manifesto, nho ze hon ma ku kyo to- consistência do início ao fim.

Vou dar um exemplo prático do entrelaçamento dos 10 fatores com os 10 estados de vida: uma pessoa no estado de inferno, possui uma aparência, um aspecto que revela seu estado emocional, essa pessoa também tem uma natureza, e de acordo com essa natureza, seja ela mansa, perversa, tranquila, agressiva, etc, ela manifestará o estado de inferno de uma forma. Essa pessoa que possui uma aparência e uma natureza constitui uma entidade, e essa entidade possui um poder o qual exercerá uma influência sobre a realidade. Como a pessoa do exemplo se encontra no estado de inferno, essa influencia será negativa, como já sabemos. Suponhamos que a pessoa do exemplo possua uma natureza agressiva e manifeste seu estado de inferno agredindo outras pessoas a sua volta. Essa postura agressiva vai gerar um efeito que poderá ficar na forma de latência, ou seja invisível, até se manifestar sob a forma de problemas visíveis. No caso da pessoa do exemplo, que está no estado de inferno e possui uma natureza agressiva, ela pode gerar efeitos como a demissão de um emprego, o fim de um relacionamento, ela pode responder a algum processo judicial por agressão, ou até acabar sendo presa etc... E isso acontece em cada estado de vida.

 Eu estou tentando dar exemplos práticos para que vocês possam compreender como em um único momento da vida existem 3000 possibilidades.

O Itinen Sanzen faz parte da existência, nós já vivemos ele a cada instante, ainda que não saibamos. Mas na prática, a compreensão deste princípio, nos revela o poder de decisão que cada instante nos oferece, partindo sempre da convicção de que todos nós possuímos de forma inerente o estado de buda. Dessa forma, podemos usar cada instante para revelar o poder do buda dentro de nós, criando causas e efeitos positivos que vão mudar nosso destino e influenciar todo o ambiente ao nosso redor.